TV LG 3D UHD LM9600 84”: O PRIMEIRO  DO BRASIL COM RESOLUÇÃO 4K

EXCLUSIVO! TV LG 3D UHD LM9600 84”: O PRIMEIRO DO BRASIL COM RESOLUÇÃO 4K

Para quem tem como referência a resolução Full-HD, certamente será um impacto conhecer a tecnologia 4K. Inicialmente mostrado na CES 2012, o TV LG 84LM9600, de 84”, é o primeiro dessa categoria lançado comercialmente, com resolução quatro vezes superior à Full-HD. Poucos dias depois de ser colocado à venda no Brasil, o aparelho chegou a nossa sala de testes. Também chamada UHD (Ultra High Definition, ou simplesmente “Ultra-HD”), a tecnologia 4K permite construir TVs com resolução nativa de 3.840 pixels na horizontal por 2.160 na vertical. Isso significa mais de 8,2 milhões de pontos formando a imagem, contra cerca de 2 milhões nos TVs top de linha atuais. 

Com display LED-LCD e 4cm de espessura, o TV 4K da LG é um dos maiores do planeta (e o maior do Brasil): são 2m13 na diagonal, o mesmo que quatro displays de 42” juntos – dois em cima e dois embaixo. Além de exigir uma adaptação de espaço em nossa estrutura para desembalar e manusear o aparelho, foram necessárias três pessoas para suspender com segurança a tela (de 70kg) até o encaixe na base (11kg). 

O gabinete possui furos para suporte de parede, mas nesse caso é preciso redobrar os cuidados: não é qualquer parede que suporta um “gigante” como esse! 

Após o esforço na instalação, foi gratificante ver o TV de 84” funcionando, com sua elegante borda fina em metal escovado e a base trapezoidal cromada. 

Além da imagem inigualável pelos padrões atuais, o aparelho vem com dez pequenos falantes e dois woofers traseiros, que segundo o fabricante geram potência de 50W. A embalagem traz ainda seis óculos 3D do tipo passivo, sendo dois deles para games no padrão Dual Play. 

 

SMART COM COMANDO DE VOZ 

 

Assim como em outros modelos menores da linha LG LM9600, os dois controles remotos que acompanham o TV 4K são bem práticos. O Magic Remote Voice foi o mais usado em nossos testes porque funciona em Bluetooth, além de possuir acelerômetro e microfone embutido. Basta dizer o título do filme ou álbum que o TV faz a busca, no YouTube, em vários sites, nos aplicativos da plataforma smart da LG e também em todos os aparelhos conectados à rede doméstica. 

Com processador Dual Core de última geração, os conteúdos são exibidos quase que instantaneamente na tela. Para ver melhor como isso funciona, sugerimos assistir aos vídeos que nossa equipe produziu durante os testes (em hometheater.com.br e planetech.com.br).

No menu Smart, encontram-se os principais apps da atualidade, incluindo os de vídeo sob demanda, como Netflix, SundayTV etc.; há ainda o 3D World, da própria LG, com filmes, documentários e trailers em 3D (alguns gratuitos); uma série de produções da Disney, por enquanto exclusivos dos TVs LG; e Skype, que requer uma webcam opcional mesma marca. 

O TV 84″ já vem com Wi-Fi embutido, integrando-se automaticamente à rede sem fio da residência. Entre os quatro conectores HDMI, um é do tipo MHL, para ligar smartphones que gravam vídeos em 1080p. E as três entradas USB podem ser usadas, por exemplo, para conectar um disco rígido externo, ativar a gravação (PVR) de programas da TV digital, expandir o armazenamento de aplicativos Smart ou adicionar um teclado para facilitar a digitação nas redes sociais e sites na internet. 

 

AJUSTES ESPECIAIS 

Se a calibragem é importante em um TV comum, numa tela grande torna-se primordial. Um ajuste mal realizado pode ressaltar negativamente determinada característica, como luz de fundo, saturação de cor e fluidez na imagem, e influenciar no desempenho do aparelho. 

Para assistir com as luzes apagadas, fuja dos modos de imagem Vivo ou Padrão, prefira uma das opções ISF Expert. Foi assim que conseguimos uma configuração próxima à da calibragem THX, sem excesso de brilho que causa fadiga visual e realce artificial dos contornos. A definição e a movimentação das imagens se revelaram mais atraentes no modo TruMotion “Suave”. Quanto ao contraste, tivemos os melhores resultados com os ajustes de Nível de Preto na opção “Baixa”, Full LED em “Médio” e Contraste Dinâmico “desligado”.  

 

AVALIAÇÃO 

Os ajustes de contraste e luz de fundo evidenciaram que o backlight do painel LED-LCD do 84LM9600 é do tipo Edge-lit (chamado “LED Plus” pela LG), bem diferente do painel Local Dimming do modelo 72LM9500, testado na edição 199. A vantagem do Local Dimming está na maior eficiência para conter a passagem da luz sobre os pixels nas extremidades da tela e, ao mesmo tempo, manter uniforme a iluminação do centro até as margens do aparelho. Fizemos o teste desse item com o Blu-ray J. Edgar, cujas cenas escuras são um desafio para qualquer televisor. Faltou maior profundidade de preto. 

Mas conhecemos de fato o potencial do 84LM9600 com as imagens 4K reproduzidas por gerador de sinal cedido pela LG. O material enviado é composto por trechos de paisagens e cidades da Europa, captados de dia e à noite, além de conteúdos criados em computador, totalizando quase quatro minutos. 

Foi a primeira vez que nossa sala de testes recebeu um TV capaz de mostrar uma definição tão impactante, valorizando cada detalhe na imagem. Percebemos que é possível se posicionar até a 1m da tela sem discernir um pixel a olho nu. 

Em tomadas aéreas de Paris e Londres, vimos o trânsito de pessoas e veículos como se estivéssemos sobrevoando o local pessoalmente. À noite, a capital francesa resplandecia nas imagens com mais de 8 milhões de pixels. Chamaram atenção a fidelidade de cores e os contornos minuciosos das janelas dos edifícios londrinos. 

A profundidade das paisagens naturais, como canions, montanhas e rochedos, surpreende quem está habituado aos TVs Full-HD, dando a ilusão de que em alguns momentos se está assistindo a tudo em 3D (sem óculos). 

 

Imagens em 3D

Na reprodução em 3D propriamente dita, o TV Ultra-HD da LG impressiona não só pela grandiosidade da tela quanto pelos efeitos visuais. Uma das vantagens da resolução 4K (3.840 x 2.160 pixels) é que o sinal pode ser dividido para cada olho mantendo o padrão Full-HD (1.920 x 1.080). 

Usando os óculos passivos, extremamente leves e confortáveis, oferecidos pela LG, vimos imagens em 3D 4K e também vídeos online, todos de maneira bem satisfatória. 

O impacto dos efeitos 3D, como no documentário Grand Canyon Adventure, que já havíamos utilizado em testes anteriores, foi mais convincente do que nos TVs Full-HD. O filtro FPR (Film Patterned Retarder), responsável pela visualização das imagens com óculos passivos, era imperceptível até a 2m da tela. Com isso, pela primeira vez nossa equipe pôde experimentar, na sala de testes, uma sensação semelhante à de estar, realmente, numa sala de cinema. 

 

UPCONVERSION 4K: COMO FUNCIONA

Com o escasso conteúdo disponível em 4K (há alguma coisa na internet, mas de baixa qualidade), nossa principal dúvida em relação ao TV LG era sobre o desempenho do processador upscaler. Antes, um alerta: o aparelho não faz milagres. Se o sinal original é ruim, essas deficiências ganham destaque ao aumentar a resolução, ainda mais num TV tão grande. 

Mas tivemos uma apresentação de alto nível com os filmes Os Vingadores e Valente em Blu-ray 3D, revelando limpidez e tons precisos para ser apreciados inclusive a curta distância. A qualidade cai consideravelmente quando o sinal HD é proveniente de TV paga ou internet. 

Como, de início, a maioria dos compradores desse TV terá que usá-lo com discos Blu-ray para aproveitá-lo ao máximo, é importante saber que a maior vantagem é poder assistir a seus filmes e shows numa tela gigante sem se preocupar com a questão dos pixels visíveis. O mesmo filme, visto em Full-HD num TV desse porte, certamente não terá qualidade semelhante.

 

FICHA TÉCNICA

Modelo: TV LED-LCD LG 84LM9600, de 84”

Resolução: Ultra-HD (3.840 x 2.160 pixels)

Taxa de atualização: 240Hz 

Entradas de vídeo: 4 HDMI, 1 componente, 1 RGB, 1 A/V, 2 RF

Outras conexões: 1 LAN, 3 USB, 1 saída de áudio digital óptica, Wi-Fi  integrado

Potência de áudio: 50W (total)

Dimensões (L x A x P): 191 x 112 x 4cm (sem base), 191 x 121 x 40cm (com base)

Peso: 70,4kg (sem base), 81,7kg (com base)

Consumo máximo: 520W (segundo o fabricante), 350W*

Preço sugerido: R$ 45.000

Site do fabricante: www.lge.com.br

* Aferido em nossa sala de testes com ajustes de imagem para sala escura e instrumento de medição Kill-A-Watt