TV DE RETROPROJEÇÃO D-ILA JVC HD-Z70RX5A, DE 70”: A IMAGEM DO FUTURO

TV DE RETROPROJEÇÃO D-ILA JVC HD-Z70RX5A, DE 70”: A IMAGEM DO FUTURO

POR ALEX DOS SANTOS 

Nos últimos meses, assistimos a uma série de lançamentos em TVs de tela grande, particularmente acima de 50”, o que se explica em parte pela Copa do Mundo. O TV JVC HD-Z70RX5A, de 70”, pertence a essa categoria, sendo um dos maiores do mercado. Esse modelo é dotado de uma avançada tecnologia que, segundo o fabricante, tem condições de exibir imagens das futuras fontes de alta definição – como HD-DVD, Blu-ray e TV digital – com ótima qualidade de imagem.

O HD-Z70RX5A é um TV de retroprojeção com tela widescreen e a exclusiva tecnologia D-ILA (Direct Drive Image Light Amplifier). A linha, chamada de HD-ILA, conta ainda com modelos de 56” e 52”. É claro que um televisor com 162cm de largura, 116cm de altura e 52cm de profundidade não é indicado para qualquer sala. Na verdade, trata-se de um TV recomendado para ambientes a partir de 28m2, ou que possibilitem posicionar o espectador a, pelo menos, 5m50 da tela.

O TV gigante da JVC pesa 76kg, exigindo a instalação num rack especial, capaz de admitir o peso do aparelho e de deixá-lo a uma altura de cerca de 60cm. Uma boa sugestão são os racks Airon da série HT. De cor prata, o gabinete do televisor traz moldura escura e uma luz azul contornando a tecla POWER, o que dá um toque de sofisticação.

Numa das laterais do TV, ficam as teclas de canais, volume e menu, seleção de entradas, conectores S-Video, A/V e uma saída para fones de ouvido. Na outra, o usuário poderá substituir facilmente a lâmpada do televisor após 8.000h de uso. O controle remoto é intuitivo, por oferecer teclas grandes e bem identificadas, embora não seja retroiluminado.

O HD-Z70RX5A oferece sete ajustes de relação de aspecto, capazes de expandir imagens nos formatos 4:3 ou 2.35:1 (variação mais ampla do padrão widescreen) em toda a tela; zoom; ajustes de área visível (para melhor visualização das legendas); FREEZE (congelamento da imagem) e Multi PIP. O áudio do TV tem simulador surround, função BBE (para realçar os diálogos) e ajustes de graves, médios e agudos.

Há também outros recursos especiais: DIGITAL VNR, para diminuir ruídos e interferências na tela; SUPER DIGIPURE, que, segundo a empresa, deixa as imagens com aspecto mais natural; COLOUR MANAGEMENT, que melhora a definição de cor; PICTURE MANAGEMENT, para ressaltar as tonalidades mais quentes; SMART PICTURE, para otimizar o contraste de acordo com os demais ajustes de imagens; e três modos pré-programados de imagem. 

E como o TV D-ILA oferece circuito progressive scan, a função 3:2 pulldown está presente, reduzindo um tipo de interferência conhecida como “jaggies”, que se manifesta na forma de cintilações ou linhas horizontais com aspecto serrilhado.

 

AVALIAÇÃO

Configurar a imagem do TV JVC foi uma tarefa simples, até por conta das poucas opções de ajustes disponíveis. Porém, não foi fácil acompanhar as imagens das fontes de baixa resolução com imperfeições. Os sinais dos canais de esportes da operadora Sky durante os jogos da Copa do Mundo, por exemplo, foram reproduzidos com muita compressão. Mas isso não é culpa do televisor, visto que a digitalização das imagens e a pouca definição são características do sinal enviado pela operadora, algo evidenciado na reprodução em telas generosas.

Após a calibragem com um disco de teste, assistimos às belas imagens do documentário A Marcha dos Pingüins via conexão componente. Com o player Onkyo DV-SP1000 ligado ao TV através de um cabo HDMI, foi possível utilizar o recurso de upconversion de vídeo para 720p e 1080i. Mesmo assim, não estávamos plenamente satisfeitos com a qualidade da imagem.

Decidimos, então, checar algumas funções oferecidas pelo TV D-ILA. Deixamos apenas o recurso DIGITAL VNR habilitado, já que conseguiu melhorar a nitidez da imagem na opção MAX. Finalmente, estávamos vendo imagens convincentes com boa profundidade e um aspecto muito mais suave, mesmo a uma distância inferior a 4m50. O contorno das seqüências parecia contar com melhor definição, enquanto que o brilho não era tão forte, como no início.

O brilho desse TV, aliás, merece destaque. Assistimos a várias partidas de futebol com as luzes acesas – e com um pouco de luz natural invadindo nossa sala de testes – e constatamos que esse é o TV de retroprojeção com imagem mais brilhante que já vimos.

O DVD Sin City – A Cidade do Pecado nos permitiu analisar melhor o contraste. Isso porque o filme, extraído das histórias em quadrinhos, é quase que totalmente apresentado em preto-e-branco. O HD-Z70RX5A reproduziu muito bem as cenas escuras, com boa definição e revelando muitos detalhes. Porém, não foi capaz de mostrar pretos intensos e profundos como aqueles apresentados pelos TV de tubo ou pela nova geração de plasmas. 

Talvez este seja o ponto-chave para a evolução da tecnologia D-ILA, a exemplo do que ocorre com os displays LCD. Por outro lado, o áudio gerado pelo televisor, aliado ao bom simulador surround, surpreendeu.  

Ao final de nossos testes, contamos com o glorioso auxílio de um videocassete digital da mesma marca. Desenvolvido pela JVC, o D-VHS permite reproduzir fitas com gravações em alta definição, mas nem chegou a ser lançado por aqui. Hoje, não se produz mais esses aparelhos no mundo, por conta da chegada dos novos formatos HD-DVD e Blu-ray, igualmente capazes de armazenar vídeos de alta definição.

Assistimos a alguns filmes D-VHS em alta definição, como Coragem Sob Fogo e A Era do Gelo, além de demonstrações de partidas de futebol da Eurocopa 2004. Ficamos impressionados com o que o TV D-ILA foi capaz de fazer com as imagens captadas com resolução de 1080i. A nitidez da imagem era perfeita e um aspecto de limpeza invadiu a tela do TV, como ainda não tínhamos visto anteriormente.

Cores equilibradamente saturadas e com boa definição marcaram a exibição de A Era do Gelo. O TV JVC reproduziu de maneira excepcional as diversas tonalidades. Fica, então, o recado para quem quer se preparar para a alta definição: além de muito brilhante e de ser um dos maiores TVs do mercado, o modelo HD-Z70RX5A já deixa claro que a tecnologia D-ILA está plenamente sintonizada com as novas tecnologias.

 

Por dentro do D-ILA

 

Você já ouviu falar em D-ILA (Direct Drive Image Light Amplifier)? Também chamada de LCoS (Liquid Crystal on Silicon), essa é a principal tecnologia refletora de projeção traseira (ou retroprojeção) presente nos TVs de tela grande desenvolvidos pela JVC.

O D-ILA baseia-se no uso de microdisplays que, aliados a três chips digitais LCoS, são capazes de oferecer grandes imagens com generoso ângulo de exibição e uma maior área para a colocação de pixels. Assim, os pontos de formação da imagem podem ser minuciosamente agrupados de modo a apresentar o menor espaço possível entre eles. O resultado é uma melhor resolução para as futuras fontes de alta definição.

Por ser um aperfeiçoamento da tecnologia LCoS, os TVs D-ILA utilizam pixels orientados verticalmente, combinando técnicas avançadas que maximizam o desempenho dos chips. Possuem ainda um diferenciado sistema de lentes de projeção, que permite obter foco preciso e corrigir distorções na imagem final, decorrentes de desvios na trajetória da luz.

 

FICHA TÉCNICA 

Modelo: TV de retroprojeção D-ILA JVC HD-Z70RX5A

Tela: 70”, 16:9

Resolução: 1.280×720 pixels

Relação de contraste: 1.000:1

Brilho: 600cd/m2

Entradas: 1 HDMI, 2 componentes, 3 S-Video, 4 composto, 1 RGB e 5 áudio estéreo analógicas

Saídas: 1 S-Video, 1 composto e 1 áudio estéreo analógica 

Potência de áudio: 10Wx2

Dimensões (L/A/P): 162/116/52cm

Peso: 72kg

Lâmpada: 110W, 8.000h de vida útil

Garantia: 1 ano

Preço sugerido: R$ 34.900

Fabricante: www.jvc.com.br

 

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO TESTE  

Projetor DLP Sim2 Domino 30

Tela elétrica 16:9 Gaia 84”

DVD-Audio player Rotel RDV-1050

DVD player universal Onkyo DV-SP1000

Decodificador digital Sky+

Videocassete digital JVC HM-DH5US*

Condicionador de energia Savage Crystall 2500

Módulo Isolador Savage MIT-1220

Cabos de interconexão Absolute Acoustics (HDW500 Silver, ComponentWave 300 e S-Wave 300) 

Rack Airon HT-150.02/3A

DVDs: A Marcha dos Pingüins (Buena Vista), Sin City – A Cidade do Pecado (Buena Vista), IMAX – Uma Ilha Viva (Warner), Colateral (Paramount)

D-VHS: Coragem Sob Fogo (Fox), A Era do Gelo (Fox) e Demos JVC*

 

* Produtos cedidos pela JVC para este teste