SURROUNDBAR: ENVOLVIMENTO MULTICANAL COM APENAS UMA CAIXA

SURROUNDBAR: ENVOLVIMENTO MULTICANAL COM APENAS UMA CAIXA

O conceito de caixas acústicas do tipo SoundBar, projetadas para simular o envolvimento proporcionado por cinco caixas no ambiente, revelou-se uma tendência entre boa parte dos fabricantes. Exemplo disso é a norte-americana PolkAudio, uma das mais tradicionais neste segmento, que oferece alguns modelos chamados SurroundBar, como este, avaliado por nossa equipe. 

A SurroundBar que chegou para avaliação possui gabinete de suspensão acústica (selado) produzido em alumínio escovado, na cor preta, curvo e rígido, que costuma oferecer boa absorção de ressonância (vibrações). Devido à largura de 108cm, o fabricante recomenda seu uso junto a TVs de 42” (há também modelos para telas de 50”). 

A instalação pode ser feita tanto sobre um móvel quanto diretamente na parede, logo abaixo da tela, com auxílio de suportes especiais inclusos na embalagem. É possível ajustar o ângulo vertical da SurroundBar em até 15 graus, para promover melhor dispersão sonora. 

Ao retirar a tela frontal da caixa, podemos ver cerca de dez alto-falantes, sendo sete do tipo midrange, de 3,5”, e três tweeters domo de ¾”, feitos a partir de seda, cada um destinado aos canais frontais, central e surround. A instalação da caixa é facilitada pelos conectores de rosca e cabos coloridos – também inclusos na embalagem. 

Para simular o envolvimento de um conjunto com cinco caixas, a SurroundBar foi desenvolvida com a tecnologia SDA Surround, patenteada pela PolkAudio. Esta, de acordo com o fabricante, é capaz de controlar o tempo e a intensidade do som que chega aos ouvintes e criar uma dispersão sonora de 360 graus. 

É inegável que a instalação da SurroundBar no lugar de um conjunto de caixas deixa o ambiente mais leve, principalmente se for uma sala pequena (em torno de 15m2). Ao ouvir o show do grupo Deep Purple (DTS-HD High Resolution), a primeira sensação foi de uma boa pressão sonora para uma caixa de dimensões restritas. Por outro lado, vimos que a presença de um subwoofer no sistema é imprescindível, para complementar as baixas freqüências e, assim, tornar o som mais agradável ao abrir o volume do receiver. 

Na clássica ´Smoke on the Water´, parte das manifestações do público, como gritos, aplausos e coro, foram sentidos como se estivessem vindo de caixas surround, porém de maneira bastante sutil. 

Já no segundo capítulo do filme Eu Sou a Lenda (Dolby TrueHD), quando mostra imagens de uma Times Square inóspita, a ambiência foi um pouco mais significativa durante os sons dos pássaros e do vento. Mas foi nos momentos de perseguição do cientista Robert (Will Smith), a bordo de seu Mustang, que conseguimos obter os melhores efeitos de envolvimento surround. 

 

FICHA TÉCNICA

Modelo: SurroundBar Polkaudio

Tipo: suspensão acústica

Potência recomendada: 125Wx5

Impedância: 8 ohms

Sensibilidade: 89dB

Resposta de frequência: 100Hz – 23kHz (+/-3dB)

Dimensões (L/A/P): 108/11/13cm

Peso: 11,7kg

Garantia: 5 anos

Preço: sob consulta

Distribuidor: Disac

Fabricante: www.polkaudio.com.br

 

EQUIPAMENTOS DE REFERÊNCIA UTILIZADOS NO TESTE

TV LCD Samsung LN52M81BX 52”

Processador de áudio Rotel RSP-1069

Amplificador Rotel RMB-1077

Videogame Playstation 3

Subwoofer B&W ASW700

Condicionador de energia Savage Crystall 2500 EX   

Cabos Absolute Acoustics, Supra Cables HF100 e AudioWave 300

Rack Airon HT-150.02/3A

Discos: Deep Purple – Live at Montreux 2006 (Blu-ray/ST2) e Eu Sou a Lenda (Blu-ray/Warner)